Top

Rite Aid e as Farmácias do Futuro

Para acompanhar a nova demanda por bem-estar do mundo pós-pandemia, a rede americana de farmácias Rite Aid apresentou um novo conceito de marca. 

Lojas modernas e focadas na saúde integrada, a estratégia da Rite Aid promete revolucionar a experiência clássica de drogaria, trazendo farmacêuticos de trás do balcão para a frente das lojas.

Novo posicionamento 

O principal objetivo é demonstrar o compromisso em fornecer a fusão entre a medicina tradicional e remédios alternativos para ajudar as pessoas não apenas a ficar saudáveis, mas a prosperar, alcançando os seus objetivos integrados de saúde: melhor imunidade, sono melhor, menos stress, prevenção de doenças. 

A atualização da marca inclui a criação de uma nova identidade de marca (logotipo, grafismos), o redesenho da experiência de compra, a adoção de novos produtos no mix (foco maior em vitaminas e suplementos), e um novo protótipo de loja, chamadas  “Lojas do Futuro”.

Uma nova experiência de compras em saúde

O novo conceito visa transformar a empresa no principal destino de saúde integral que trata a mente, o corpo e o espírito.

A Rite Aid busca oferecer uma experiência nova e diferenciada em todos os canais com uma estratégia da empresa voltada para mulheres da geração Y e geração X que cuidam de si mesmas, de seus filhos, pais idosos e até animais de estimação. 

Ao longo do ano passado, a empresa construiu a base para uma experiência elevada do cliente. 

A Rite Aid vem estabelecendo relacionamentos com fornecedores de acordo com as tendências, oferecendo treinamento, ferramentas e processos de trabalho novos e aprimorados para todos os associados da loja, usando a metodologia Lean para liberar o tempo dos farmacêuticos, modernizando sua infraestrutura de e-commerce e experiência online e física e renovando sua frota de lojas. 

Juntos, essa abordagem abrangente visa ajudar os clientes a atingir um nível de bem-estar que vai além das percepções tradicionais de saúde.

“Este é um marco importante em nossa busca incessante de nos tornarmos o destino preeminente de saúde integral. Estamos avançando em nossa jornada para revitalizar a experiência da rede de drogarias – loja por loja, comunidade por comunidade – e hoje estamos prontos e animados para convidar os clientes a se juntarem a nós nesta jornada ”, disse Jim Peters, diretor de operações , Rite Aid. 

“Os clientes logo perceberão que a aparência de nossas lojas está sendo renovada, nosso mix de merchandising evolui para uma variedade que melhor atende a saúde integral e, talvez o mais importante, nossos farmacêuticos de confiança são capacitados e qualificados para consultar não apenas sobre produtos tradicionais como remédios, mas também remédios alternativos. Estamos redefinindo uma indústria e aspiramos fazer com que cada um de nossos clientes prospere. ”

Papel elevado dos farmacêuticos

O comercial de 30 segundos da Rite Aid para a televisão destaca a “fusão perfeita” da medicina tradicional e remédios alternativos. No centro dessa fusão estão os mais de 6.300 farmacêuticos da empresa. O RxEvolution da Rite Aid é construído em torno da firme convicção de que os farmacêuticos podem ajudar os consumidores de forma única – e os planos de saúde regionais e a comunidade médica que os atende – interagindo de forma mais holística e regular com eles entre as visitas ao médico.

A nova marca e campanha publicitária ilustram como os farmacêuticos da Rite Aid elevarão seu papel como defensores da saúde integral em suas comunidades, aproveitando o alto nível de confiança que os consumidores já têm nos farmacêuticos e a frequência com que os consumidores acessam as farmácias durante suas rotinas diárias. 

A Rite Aid também investiu em educação continuada para garantir que todos os farmacêuticos da Rite Aid não fossem apenas imunizantes certificados, mas agora também especialistas em farmácia integrativa treinados – portanto, eles são qualificados e preparados de forma única para elevar o bem-estar geral de seus clientes e comunidades.

“Os farmacêuticos são talvez os mais confiáveis ​​e acessíveis – embora subutilizados – provedores de saúde”, disse Jocelyn Konrad, vice-presidente executiva e diretora de farmácia da Rite Aid. “Os farmacêuticos podem servir como o conector final no ecossistema de saúde e são especialistas em saúde de confiança no dia-a-dia das pessoas. Estamos revelando seu potencial para que nossos farmacêuticos possam brilhar e fazer o que fazem de melhor: cuidar de nossas comunidades e clientes. ”

“Os farmacêuticos podem servir como o conector final no ecossistema de saúde e são especialistas em saúde de confiança no dia-a-dia das pessoas. Estamos revelando seu potencial para que nossos farmacêuticos possam brilhar e fazer o que fazem de melhor: cuidar de nossas comunidades e clientes. ”

Atualizando a experiência digital

Nos últimos meses, a Rite Aid também lançou uma experiência online completamente modernizada por meio de RiteAid.com e seu aplicativo móvel, dando início a uma atualização digital que oferece aos clientes uma experiência de usuário elevada. O RiteAid.com aprimorado e o aplicativo móvel apresentam uma aparência nova e moderna com conteúdo personalizado, navegação intuitiva e um carrinho de compras online mais amigável.

Além das opções de entrega de prescrição existentes, a Rite Aid continuou a formar parcerias e investir em tecnologia para oferecer aos clientes novas opções de compras omnicanal. Por exemplo, uma recente parceria com a Instacart disponibilizou a entrega de itens não sujeitos a receita em toda a rede de varejo da rede, o que se tornou ainda mais importante em meio à pandemia de COVID-19. A Rite Aid também oferece entrega de receitas na maioria das localidades e em breve anunciará uma nova parceria para expandir este serviço.

Mix de Produtos e Marcas

Toda a experiência de saúde permeia o varejo e a pegada digital da Rite Aid – a variedade de produtos está mudando com base na percepção de que os consumidores-alvo de crescimento da Rite Aid cada vez mais desejam produtos que conduzam a um estilo de vida saudável e equilibrado. 

Em todas as lojas e experiências digitais da Rite Aid, os clientes encontrarão produtos com atributos que os consumidores de hoje exigem, como orgânicos, não transgênicos, cruelty free, limpos e livres de produtos químicos prejudiciais.

O mix de merchandising também inclui uma mudança em direção a remédios alternativos que apoiam a saúde integral – produtos que ajudam os clientes a dormir melhor, aliviar o estresse, apoiar a imunidade e tratar a dor são todas as principais áreas de foco da Rite Aid. À medida que mais produtos voltados para o bem-estar chegam às prateleiras, os farmacêuticos da Rite Aid estão prontos para oferecer informações e responder a perguntas. Além disso, os associados front-end estão recebendo treinamento contínuo sobre esses novos produtos e seus atributos, para que possam ajudar os clientes a encontrar o que precisam.

Lojas do Futuro

Ajudando a impulsionar o RxEvolution e elevar ainda mais a experiência na loja, a Rite Aid lançou recentemente suas duas primeiras “Lojas do Futuro” – um conceito de design de loja moderno focado na saúde integral – em Etters, Pensilvânia, e Littleton, NH. O terceiro “ Store of the Future ”inaugurada hoje em Moscou, Pensilvânia, com locais adicionais sendo lançados em mercados selecionados nos próximos meses.

As “Lojas do Futuro” da Rite Aid revolucionam a experiência clássica da drogaria, trazendo os farmacêuticos de trás do balcão para o exterior, permitindo que sejam facilmente acessíveis para oferecer conselhos aos clientes. 

Apresentando um interior arejado repleto de cores vibrantes, sinalização moderna e um sortimento aprimorado de mercadorias, Rite Aid “Stores of the Future” são destinos de bairro modernos para inspirar uma vida limpa e saudável.

A Rite Aid também terá embaixadores da beleza em lojas selecionadas para oferecer orientação sobre o mix de produtos de beleza atualizado da empresa, que inclui uma mudança em direção a opções naturais e sem produtos químicos. O resultado é uma loja que parece um destino de spa para produtos que os clientes podem se sentir bem e se entusiasmar – não a experiência cansada e tradicional de uma rede de drogarias com a qual os clientes se acostumaram.

Há ainda muitas possibilidades para se explorar neste mercado bilionário, atraindo consumidores ávidos por produtos disruptivos, funcionais com linguagem e comunicação que tornem a rotina de wellness ainda mais prazerosa.

 

Conte com a Brands2Beauty para atuar em projetos de estratégia, comunicação e relacionamento para marcas de saúde e farmácias.

Sócia-fundadora e Diretora Criativa da Brands2Beauty, Nicole é Comunicadora e especialista em Marketing e Branding, com grande expertise em projetos da área da beleza e bem-estar, varejo e marketing digital.

nicole@brands2beauty.com