Top

Entenda porque celebridades e influencers estão cada vez mais à frente de cargos criativos em empresas de moda e beleza

O

grande número de famosos à frente de cargos criativos e de suas próprias marcas nos últimos meses, aponta para uma rápida evolução no cenário de marketing.

 

Nos últimos meses acompanhamos uma tendência em marcas de moda, beleza e bem-estar: a indicação de celebridades para cargos estratégicos e criativos.

Em novembro de 2019, Jennifer Aniston foi nomeada diretora de criação da marca de suplementos de bem-estar Vital Proteins. No mesmo mês, Dakota Johnson foi nomeada diretora de criação da marca de bem-estar sexual Maude e Kerry Washington se juntou à equipe da marca de jóias Aurate como investidora e colaboradora.

Outro exemplo é a atriz Kate Hudson (foto), que fundou a Fabletics em 2013 com a empresa JustFab e, mais recentemente, a marca de suplementos plant-based InBloom.

 

A relação estratégica entre celebridades e marcas não é nova e nem exclusiva à famosos internacionais. Em 2015, Xuxa virou sócia da EspaçoLaser, que rapidamente tornou-se a maior rede de depilação a laser do país. Por aqui, nomes como Marina Ruy Barbosa (Arezzo) e Iza (Olimpikus) também estão à frente de cargos criativos na área da moda e beleza.

 

 

Mas o que está por trás deste movimento no mercado da beleza?

É o famoso “ganha-ganha”.

Em um momento onde qualquer marca pode garantir um rosto famoso para divulgar seus produtos no Instagram ou em outras mídias, marcas que podem contar com esta influência como parte do seu quadro de decisores se veem com grandes vantagens:

  1. Ganhar mais proximidade com o público consumidor;
  2. Impulso instantâneo de publicidade e faturamento;
  3. Influência real do artista sobre o desenvolvimento e marketing dos produtos, o que torna a criação próxima ao lifestyle do artista;
  4. Aumento do brand awareness: confiança e percepção positiva dos consumidores em relação à marca e produtos.

Para os artistas a situação também é conveniente. Há um interesse que vai além do trabalho pontual de uma publicidade e a possibilidade do ganho em escala. Além disso, a celebridade acaba tendo mais controle e resultado sobre a marca associada à sua imagem.

 

Sócia-fundadora e Diretora Criativa da Brands2Beauty, Nicole é Comunicadora e especialista em Marketing e Branding, com grande expertise em projetos da área da beleza e bem-estar, varejo e marketing digital.

nicole@brands2beauty.com

Comnetar