Top

S-Beauty, marcas escandinavas estão encontrando fãs com suas fórmulas potentes e ritual minimalista

N

ão contente em presentear o mundo com móveis flat-pack, televisão digna de nota e Greta Thunberg, a Escandinávia também se tornou uma fonte de beleza excepcional. Scandi beauty, ou S-beauty, é imediatamente reconhecível por sua estética modesta, ingredientes puros e fórmulas impressionantemente funcionais.

 

Na Escandinávia, os cuidados com a pele são reconhecidos como parte de uma abordagem holística da manutenção pessoal que valoriza alimentos nutritivos, banhos gelados e um comportamento alegre.

 

 

Apesar de seus invernos longos e sombrios, a região de países compostos por Suécia, Dinamarca e Noruega sempre obteve uma classificação elevada nas pesquisas globais de qualidade de vida. Se K-beauty da Coréia do Sul envolve várias etapas e ingredientes bizarros, e J-beauty do Japão mescla tecnologia e tradição, S-beauty irradia-se com higiene – o termo dinamarquês que se refere à busca pela felicidade diária. Quer ser feliz? Continue lendo para mais características de beleza S.

 

Devoção por menos é mais

A Verso, sediada em Estocolmo, tem a missão de simplificar sua rotina diária. Trabalhando com uma equipe de dermatologistas e cientistas locais, o fundador da marca Lars Fredriksson desenvolveu uma vitamina A patenteada chamada Retinol 8. O complexo é oito vezes mais eficaz que o retinol tradicional, quando se trata de desencadear a produção de colágeno e estimular o brilho, e metade irritativo. Verso valoriza fórmulas potentes, mas suaves, com menos ingredientes do que o normal. Não é novidade que Fredriksson não é fã de regimes elaborados de 12 passos. Quantos produtos Verso ele usa regularmente? Apenas um. O multitarefa Super Facial Serum. “Se você usa 12 produtos por vez, com uma média de 50 ingredientes por produto, são 600 ingredientes aos quais você expõe sua pele todos os dias”, diz ele. “Não acredito necessariamente que isso seja bom.”

 

Usando a mãe natureza como inspiração

Embora a Islândia não seja tecnicamente um país escandinavo, a nação-ilha vizinha compartilha muitas das marcas registradas da beleza S. O principal deles é a reverência pelos ingredientes desintoxicantes que acalmam a pele; pense em águas ricas em minerais, superfrutas árticas e ervas nórdicas como a angelica archangelica, conhecida por seus poderes antiinflamatórios. A água glacial islandesa está no coração da Skyn ​​Iceland, a linha projetada para remediar os efeitos negativos do estresse crônico na pele. Seus maiores sucessos incluem Berry Lip Fix (um bálsamo restaurador), The Antidote Cooling Daily Lotion (um tônico descongestionante) e Pure Cloud Cream (um hidratante suavizante). A marca está sediada em Nova York, mas a fundadora Sarah Kugelman estava tão apaixonada pelos recursos que aumentam a imunidade da Islândia que vinculou toda a coleção a eles.

 

Cabelo é tão importante quanto a pele

Os escandinavos são conhecidos por buscar equilíbrio em tudo o que fazem. Suas dietas contêm alimentos ricos em ácidos graxos e antioxidantes, eles têm uma queda por saunas quentes e banhos gelados e vêem a beleza da cabeça aos pés. Considere a marca sueca de cabelos Sachajuan. Ele se baseia em ingredientes nutritivos extraídos de algas de água fria para melhorar a qualidade de seus fios e couro cabeludo. “Ao fortalecer e proteger as características naturais do cabelo, podemos melhorá-lo”, diz o cofundador Sacha Mitic. Além de seus tratamentos reparadores, a marca fabrica produtos de estilo matadores, incluindo Ocean Mist. O spritz de cor azul é o segredo para pregar ondas praianas perfeitas. “Nossos produtos são como uma caixa de ferramentas para alcançar a transformação”, acrescenta Mitic. “A nova abordagem para o cabelo é muito sobre textura e manipulação de texturas para criar qualquer aparência que você deseja.”

 

Um espírito indie e artesanal

Com designs elegantes, inspirações pioneiras e aromas de espírito livre que cheiram de forma diferente em todos, é difícil não se sentir atraído por Byredo. A marca de Estocolmo, criada por Ben Gorham, revolucionou a indústria de fragrâncias empoeirada com grandes sucessos como Gypsy Water, Mojave Ghost e Bibliothèque. Gorham trabalha de forma intuitiva, olhando para as memórias, emoções e viagens como pontos de partida para suas fragrâncias de vanguarda. Ele compartilha essas pistas olfativas com os perfumistas Olivia Giacobetti e Jerome Epinette. “Eu posso ter uma ideia sobre algo que cheira interessante, e então isso se prolonga, cresce e muda de forma”, disse ele ao The Memo. E quando você pousa em um perfume vencedor, por que não aplicá-lo em velas, sabonetes e névoas de cabelo?

 

De olho nas inovações tecnológicas

Não seria uma edição S-beauty se não houvesse uma demonstração das proezas do design industrial. Na vanguarda da tecnologia da beleza está a Foreo, a empresa sueca que fabrica dispositivos de limpeza sônica. Luna da Foreo se tornou a referência em ferramentas de limpeza inteligentes, enquanto sua máscara de OVNI dá ao autocuidado um toque de outro mundo. A ferramenta Luna recebe elogios por sua capacidade de criar uma pele mais limpa, lisa e firme (“Não vou voltar para a limpeza normal”, escreve um cliente extasiado) e está disponível em várias versões para diferentes tipos de pele. O OVNI, por sua vez, usa uma combinação de ondas sônicas e tecnologia LED, para que os ingredientes da máscara possam penetrar na pele e estimular a renovação celular. Você não vai olhar para uma máscara de folha novamente.

 

Embalagem elegante e design puro

As marcas S-beauty destacam-se por sua elegância e paletas contidas. A maioria dos elegantes dispensadores de Sachajuan são transparentes, permitindo que a cor do produto brilhe, enquanto o Verso favorece componentes brancos opacos ornamentados com numerais pretos. “A embalagem faz parte do DNA da marca – a simplicidade”, diz Fredriksson. Verso usa números de imagem em espelho para delinear cápsulas diferentes. “Verso significa‘ invertido ’em latim e faltava algo quando estávamos fazendo o design”, acrescenta. “Depois de adicionar os números e revertê-los, parecia completo.” Como Verso, Byredo favorece afirmações monocromáticas. Suas velas vêm em recipientes pretos com rótulos brancos, enquanto seus perfumes têm frascos de vidro atarracados com tampas pretas em forma de cúpula. Então, se você não pode pagar aquele sofá Escandinávia, adicione um toque modernista à sua casa com alguns produtos S-beauty.

 

 

 

 


 

A Brands2Beauty é uma consultoria especializada no mercado da beleza. Nosso time é preparado para desenvolver projetos full service para marcas, envolvendo diferentes entregas: pesquisa, inovação e curadoria de produtos, negociação com fornecedores, business plan, negociação com players locais, introdução e manutenção das marcas em canais como Sephora, Beleza na Web, The Beauty Box, ativação de comunicação e redes sociais, entre outros. Entre em contato contato@brands2beauty.com ou através do nosso Instagram: @brands2beauty.

 

Sócia-fundadora e Diretora Criativa da Brands2Beauty, Nicole é Comunicadora e especialista em Marketing e Branding, com grande expertise em projetos da área da beleza e bem-estar, varejo e marketing digital.

nicole@brands2beauty.com