Top

Start de projetos: como é a etapa de Pesquisa de Mercado & Inspiração

A importância de Pesquisar

 

A pesquisa é elemento central de qualquer projeto de marketing e comunicação. 

 

Tudo o que fazemos pensando em lucratividade e vendas (que é o objetivo de qualquer negócio sob a ótica do marketing), é feito pensando no outro. 

 

Toda oferta é pensada na demanda. E isso é básico no mundo dos negócios. Ninguém cria algo pensando que nenhuma pessoa irá comprar. Mas por mais óbvio que possa parecer, muitas vezes – eu diria que na maioria das vezes, não é dada tanta importância para a Etapa de Pesquisa. E não estamos pensando apenas em pequenos negócios…

 

Se inspirar no mundo e nas pessoas, é a forma mais assertiva para tomar decisões de negócio.

 

Entendemos que muitas vezes a inovação vem de uma necessidade pessoal e individual, e muitas empresas começam assim. Mas a validação constante do negócio com os públicos estratégicos e o olhar macroambiental é essencial para que as empresas dêem certo no longo prazo. 

 

Aliás, empreendedor é aquele que está sempre em busca de oportunidades e tem um olhar sagaz para o mercado. É aquele que analisa de forma crítica o seu negócio, identificando constantemente pontos a melhorar. É aquele que toma decisões com base em dados e fundamentos – e não em achismos. 

 

Por isso a importância de Pesquisar. De se inspirar, de olhar para o outro, para o mercado, para as tendências, para as pessoas.

 

E de pensar sempre com o olhar do outro. 

 

E isso é sempre. A todo o tempo. É um processo constante que qualquer profissional ou empresa que tenha algo pra vender deve ter em mente.

 

As pessoas não param, os hábitos não seguem sempre os mesmos. O mercado não é estático. E a Pesquisa não pode parar. 

 

E essa etapa é start de todos os projetos da Brands2Beauty. Não iniciamos nenhum projeto executivo sem conduzir uma pesquisar antes. É importante sim fazer e não ficar só na ideação, mas é importantíssimo parar e refletir. Em tomar decisões com base em informações do mercado, do cliente potencial, do cliente atual.

 


 

Principais técnicas de Pesquisa que utilizamos nos projetos Brands2Beauty 

 

“You can find inspiration in everything, and if you don’t, look again.”- Paul Smith 

 

Uma pesquisa de mercado nunca é aleatória. Existe um rigor científico por trás deste trabalho, uma estratégia, metodologia, e principalmente, criatividade para coletar dados e obter informações estratégicas. Neste artigo compartilhamos as principais formas utilizadas pelo nosso time durante a etapa de Inspiração. 

 

Desk Research

Desk research ou Pesquisa Desk é a busca por dados secundários em diversas fontes digitais como Google, Sites Especializados, Mídias Sociais. Recomendado para um conhecimento prévio do estudo sem necessidade de pesquisa de campo. São dados já prontos e disponíveis e que estão na internet. 

Prints de imagens, conversas, comentários, imagens, fotos. Este recurso é essencial para conhecermos novas estratégias. 

Usamos redes sociais diversas como Instagram, Pinterest, Grupos no Facebook, reportagens em blogs e sites especializados de design para encontrar dados na etapa de desk research. 

*Sites como BeautyMatter, Statista, WGSN, fornecem tendências e apresentam cases que utilizamos em nossos estudos.

*Este tipo de técnica é utilizado na fase de Inspiração e Start de Projeto. O principal objetivo é obter informações iniciais sobre um universo a ser estudado. 

 

Entrevista em Profundidade

Conversar com pessoas que correspondem às personas dos públicos estratégicos é sempre a melhor forma de se inspirar. Nesse processo, ampliamos o olhar e entendemos o olhar do outro.

Em nossos projetos direcionamos pesquisas em profundidade com consumidores finais e potenciais (imagem de marca) e também com profissionais técnicos da área da saúde, beleza, varejo, tecnologia, entre outros (insights de mercado, validação). 

*Este tipo de técnica é utilizado na fase de Inspiração e Start de Projeto. O principal objetivo é obter informações iniciais sobre um universo a ser estudado. 

 

Cliente Oculto

Excelente técnica para identificar problemas no negócio. É um tipo de pesquisa onde criamos um roteiro semi estruturado que será executado pelo usuário. Para empresas de serviços, como franquias e lojas por exemplo, desenvolvemos projetos nacionais, identificando personas de diversas cidades do Brasil, que nos enviam seus feedbacks. Fazemos relatórios mensais de desempenho. Produtos cosméticos também podem ser testados, avaliando eficácia e uso do produto, embalagem, informações, rótulos, ingredientes, entre outros.

*Este tipo de técnica é utilizado na fase de Testes e Avaliação, após termos um conhecimento prévio do negócio. Sugere-se ações mensais para acompanhamento de resultados. 

 

Workshop de co-criação

Um workshop se caracteriza como uma atividade de projeto colaborativo na qual os participantes, em um período de tempo reduzido, utilizam seus conhecimentos, habilidades e competências para criarem em conjunto novas possibilidades e conceitos de projeto. 

Esta técnica permite que pessoas diversas conversem e criem em conjunto. É uma metodologia de pesquisa criativa de teorias do Design Thinking que acredita no potencial da multidisciplinaridade para os projetos. 

Usar ferramentas e técnicas visuais podem ser uma forma de trazer elementos lúdicos para a conversa, e fazer com que as pessoas visualizem uma unidade de pensameto (mesmo que discordem entre si). Post-its, canetinhas coloridas e até massinha de modelar podem ser utilizadas. 

*Este tipo de técnica é utilizado na fase de Ideação, após termos um conhecimento prévio do negócio. 

 

Grupo focal ou conversa em grupo

Realizar discussões em grupo também são uma excelente forma de obter informações sobre pessoas. Essa técnica se caracteriza como grupo focal, ou seja, uma entrevista em grupo, realizada com um pequeno número de pessoas, em que um mediador conduz a discussão sobre determinado assunto.

*Este tipo de técnica pode ser utilizado tanto na fase inicial, para obter informações iniciais, ou na fase de Ideação, após o Workshop de Co-criação.

 

Análises de Dados Quantitativos: use os números ao seu favor

Os números de um negócio são incríveis formas de aprendizado. Analisando-os obtemos muitas informações dos hábitos dos clientes atuais. Nosso time analisa tanto informações de venda (faturamento, perfomance de produtos), como também dados de marketing.

 

Facebook e Instagram Insights

Posts com maior engajamento, maior alcance, posts que foram salvos. Essas informações são importantíssimas para tomar decisões do que criar. 

 

Google Analytics

Todos os sites podem ter acesso ao Google Analytics e a informações de vendas internas, acessos, conteúdos mais acessados, origem do conteúdo, palavras-chaves utilizadas, cidades… Com isso direcionamos com mais assertividade a equipe de marketing de conteúdo. 

 

Formulários

O uso de formulários para captar leads são fórmulas rápidas para se obter informações.

*Este tipo de técnica é utilizado na fase de Inspiração e Start de Projeto. O principal objetivo é obter informações iniciais sobre um universo a ser estudado. 


Entre em contato com nossos especialistas para contratar uma Pesquisa de Mercado para o seu negócio.

 

Sócia-fundadora e Diretora Criativa da Brands2Beauty, Nicole é Comunicadora e especialista em Marketing e Branding, com grande expertise em projetos da área da beleza e bem-estar, varejo e marketing digital.

nicole@brands2beauty.com